Inês Torres
Egiptóloga em Harvard / Investigadora

Inês Torres nasceu em 1991. É doutoranda em Egiptologia na Universidade de Harvard. Licenciou-se em Arqueologia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e é Mestre em Egiptologia pela Universidade de Oxford. 

A sua tese de doutoramento explora o uso e significância das necrópoles do Planalto de Gizé para a elite egípcia do final do Império Antigo (V a VI Dinastias, c. 2465-2150 a.C.), focando-se no túmulo (mastaba) do oficial egípcio Akh-meret-nisut, localizado no Cemitério Ocidental de Gizé. Este túmulo, sumariamente escavado no início do século XX sem nunca ser devidamente estudado e publicado, serve de base a uma reanálise das teorias atuais sobre as características da arquitetura e tradições funerárias do final do Império Antigo.

Participou em diversos colóquios e congressos, no Egipto, na Europa e nos Estados Unidos. O seu percurso académico levou-a ainda a participar no programa Egyptology in the Field, organizado pelo Netherlands-Flemish Institute in Cairo (NVIC) em 2017. Ainda durante esse ano, foi visiting scholar na Universidade Livre de Berlim e voluntária no Museu Egípcio da mesma cidade. Foi também co-autora e oradora no curso online Pyramids of Giza: Ancient Egyptian Art and Archaeology, oferecido pela Universidade de Harvard na plataforma EdX. No Verão de 2018, foi a Terrace Research Associate in Egyptian Art no Museu de Belas Artes de Boston. É voluntária no Giza Project at Harvard University desde 2015.

Desde Agosto de 2017 que é Teaching Fellow (TF) na Universidade de Harvard, tendo lecionado aulas de Egípcio Clássico e de História e Arqueologia do Egipto Antigo. Pelo seu trabalho como Teaching Fellow em 2017, recebeu o Harvard University Certificate of Distinction in Teaching. Neste ano letivo de 2018-2019, leciona Egípcio Clássico na Universidade de Harvard enquanto TF Instructor. 

X