
Fernando Vasco da Silva Marques, nascido em 27/07/1947, médico especialista em Saúde Pública, com a competência de Administração de Saúde da Ordem dos Médicos.
Actualmente é Presidente da Médicos do Mundo Portugal e voluntário do Projecto “Mais Valia” (voluntariado sénior) da Fundação Calouste Gulbenkian (missão na Guiné Bissau-2014).
Tem o Curso de Higiene e Medicina Tropical/IHMT (1973), o Curso de Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública, (1977), o Ciclo de Estudos Especiais em Administração de Saúde (1988) e o Curso de Gestão de Unidades de Saúde da Escola de Pós-Graduação em Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa (2000).
Desempenhou funções em vários hospitais e centros de saúde, nomeadamente no Litoral Alentejano. Foi Coordenador da Sub-Região de Saúde de Setúbal (1996-2000) e responsável pelo Gabinete de Cooperação do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (2002-2005). De 2006 e a 2008 integrou a Comissão Nacional/SIDA onde teve como principais áreas a coordenação da elaboração do Programa Nacional de Prevenção 2007-2010, o acompanhamento da sua implementação nas Regiões de Saúde e a área de cooperação internacional com os países da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa).
Foi prelector permanente da Cadeira de Saúde Materno Infantil e Escolar da Escola Nacional de Saúde Pública.
Tem larga experiência como formador, mais de duas dezenas de artigos publicados, dezenas de comunicações em encontros nacionais e internacionais.
Foi voluntário do Instituto de Apoio à Criança vários anos (área da Humanização dos Serviços de Saúde).
Ao longo do seu percurso profissional participou em diversas missões (18) a países africanos de língua portuguesa pelo IHMT, Cooperação Suíça, Ministério dos Negócios Estrangeiros, Ministério da Saúde OMS e Banco Mundial. Fez uma missão no Haiti para a Médicos do Mundo.